FIQUE LIGADO

Contate-nos

Faça sua doação ❤

As aulas de Teatro na Casa de Cultura Movimentarte se apropriam da linguagem teatral visando o desenvolvimento pleno das potencialidades artísticas e expressivas dos nossos alunos, em processos sociais e coletivos construídos a partir de jogos teatrais, exercícios de corpo e voz e do contato com grandes obras da literatura e dramaturgia universal. 


Em 2017 iniciamos as aulas de teatro, que conta hoje com vários desdobramentos: Turmas de teatro musical, turmas para jovens e adultos iniciantes, aulas de teatro para crianças, capacitação em atuação e também a parceria com o Nosso Grupo de Teatro. As aulas são ministradas pelos professores Leonardo Cortez, Glaucia Libertini, Nina Ramos e Diego Dac. Em todos os processos,  a linguagem teatral é ponto de partida para a integração com as demais áreas artísticas como a dança, a música e as artes plásticas, contribuindo para a realização de projetos com o desenvolvimento do aluno em diversas áreas artísticas.  


Contamos ainda com projetos em audiovisual online, para alunos fora de São Paulo, com foco em atuação e expressão corporal para câmera, idealizado pelas professoras Nina Ramos e Ligia Oliveira. Atualmente os professores Nina Ramos, Diego Dac, Higor Cataneo e Guilherme Rienzo dirigem o Projeto Shakespeare, iniciado em 2021, em fase de finalização. Leonardo Cortez dirige o Grupo de Montagem (Nosso Grupo de Teatro) junto com os professores Glaucia Libertini e Higor Cataneo. Também contamos com a parceria com o Espaço Mosaico, com uma turma de jovens e adultos no projeto Mamma Mia, o Musical.


O Nosso Grupo de Teatro (antigo Grupo ADID), celebrará em 2023, 25 anos de existência com 12 espetáculos encenados e um longa-metragem com estreia prevista para junho de 2022. Criado por Leonardo Cortez, que dirige o grupo juntamente com a arte-educadora Glaucia Libertini, o Nosso Grupo de Teatro é um coletivo especializado em montagens teatrais e que está sediado na Casa de Cultura Movimentarte, com ensaios todas as quintas-feiras no período da manhã. 


Atualmente, o Nosso Grupo de Teatro dedica-se à montagem da peça Dom Quixote, adaptada do roteiro do longa-metragem Down Quixote, filmado em 2021 numa produção do SESI-SP. Criado em 1998 dentro da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), o grupo é resultado do profundo amor de 23 atores com Síndrome de Down pela linguagem teatral e ao longo de sua trajetória, encenou grandes clássicos da dramaturgia como Romeu e Julieta, Muito Barulho por Nada, Sonho de Uma Noite de Verão e Noite de Reis (Shakespeare); O Mambembe (Artur de Azevedo),  Um Violinista no Telhado (Joseph Stein, Sheldon Harnick e Jerry Bock), A Vida é Sonho (Pedro Calderón de La Barca), A Viagem do Capitão Tornado (Théophile Gautier),  Os Miseráveis (Victor Hugo) e atualmente Dom Quixote (Miguel de Cervantes).


Iniciado em 2018, possui foco no desenvolvimento integral dos alunos, pautado na metodologia Movimentarte, contando com aulas de teatro, música e dança de maneira integrada na construção de um espetáculo, que apresentou as peças Pavão Misterioso, 2018, e Lisbela e o Prisioneiro em 2019, ambas adaptações de Leonardo Cortez. Em 2020 e 2021, as aulas foram adaptadas para o formato remoto, onde foram desenvolvidos os projetos Musicais O Mambembe, de Arthur de Azevedo, e os musicais A Bela e a Fera e Um Violinista no Telhado. Além do Festival de Cinema Mudo, baseado no estudo do trabalho de Charles Chaplin. Atualmente, dirigido por Nina Ramos e Diego Dac em teatro, Guilherme Rienzo em dança e Higor Cataneo em música.


Iniciado no segundo semestre de 2019, essa aula é de fundamentação em jogos teatrais e música e dança, para alunos que nunca fizeram teatro e desejam iniciar sua trajetória com foco no desenvolvimento integral a partir da metodologia do Movimentarte. Em 2019 os alunos fizeram uma participação no espetáculo Lisbela e o Prisioneiro, e seguiram com Pavão Misterioso em 2020 de maneira remota. Em 2021, os alunos dessa turma passaram a turma de Musicais, e em 2022, estamos iniciando uma nova turma, com os professores Nina Ramos e Diego Dac em teatro, Guilherme Rienzo em dança e Higor Cataneo em música.


Essa turma trabalha de maneira lúdica e divertida os fundamentos do teatro, da expressão corporal e musicalidade. Através de jogos, brincadeiras e canções, os alunos são levados ao desenvolvimento brincante, aprendendo a se comunicar de formas artísticas e com aumento de repertório de histórias e emoções. A turma iniciou em 2018, com participação no espetáculo Pavão Misterioso e Lisbela e o Prisioneiro, em 2019. Depois seguiu seu caminho separada do tema das turmas mais velhas, e em 2020 protagonizaram o vídeo Os Saltimbancos, gravado de maneira remota e em 2021 iniciaram o projeto Gato Malhado e Andorinha Sinhá. Com os professores Nina Ramos e Higor Cataneo.


A partir do desejo de aprofundamento e possibilidade de profissionalização em teatro, aulas particulares se iniciaram com alunos em 2020 e 2021, ainda separados. Nesse período foram desenvolvidos o Solo Alice, com Alice Guz em 2020 e Releituras do Cinema, com Matheus Colmatti, em 2021. Atualmente o grupo se ampliou em dois trabalhos, a peça Alice no País da Inclusão, estrelando Alice Guz e Matheus Colmatti, e também a criação do Núcleo de Pesquisa Cênica, que investiga a linguagem do teatro infantil. Com direção de Nina Ramos e Diego Dac, e direção musical de Higor Cataneo. 


Com a pandemia e a descoberta das possibilidades online, um novo formato de aula surgiu: a webserie, que visa trabalhar com alunos de maneira inteiramente remota, podendo atender alunos de diversos locais. O objetivo do curso é o desenvolvimento da expressão e consciência corporal a partir da criação de roteiros para câmera. Em 2020 iniciamos no segundo semestre a webserie Café Canção, que tem 4 episódios em sua primeira temporada, sendo o último previsto para ser lançado em julho de 2022. Atualmente o projeto é de criação de um filme a ser gravado remotamente. Com as professoras Nina Ramos e Lígia Oliveira.

O instituto Movimentarte nasceu a partir da vivência em dança com as idealizadoras Flora Bitancourt e Ligia Oliveira, que através de pesquisas e estudos desenvolveram uma metodologia que procura o desenvolvimento integral do ser humano, descobrindo suas potencialidades e fortalecendo seus talentos singulares. 


A Dança como ferramenta aprimora o equilíbrio mental, trabalha a expressividade, criatividade, habilidades motoras e cognitivas e ajuda a adquirir uma consciência corporal maior.


Realizamos aulas semanais, buscando desenvolver todos os benefícios derivados da dança, contribuindo para que o aluno possa ampliar sua capacidade de aproveitamento dos demais processos pedagógicos, visando uma formação integrada e humana. Para isso contamos com aulas de Dança Contemporânea, Dança de Salão e Danças Brasileiras, e Capacitação em Dança.

Para o aluno que sonhar trilhar um caminho dentro da dança, existe a possibilidade de profissionalização e participação da Cia. Experimental de Dança Movimentarte, oficializada em junho de 2021.


Nas aulas é apresentado aos alunos diversos sistemas que compõem a dança contemporânea, instrumentalizando o aluno-dançarino sobre os contornos do corpo, sua estrutura física, seus limites e suas possibilidades. A dança contemporânea é uma dança acessível para todos os corpos, e através dessa aula praticamos a verdadeira inclusão, pois ela é aberta às variadas formas de existir. A partir deste contato, os alunos também podem seguir um caminho profissionalizante, que veremos a seguir. A turma existe desde 2015, e atualmente é conduzida pelo professor, bailarino e coreógrafo Guilherme Rienzo.


Iniciado em 2018, possui foco no desenvolvimento integral dos alunos, pautado na metodologia Movimentarte, contando com aulas de teatro, música e dança de maneira integrada na construção de um espetáculo, que apresentou as peças Pavão Misterioso, 2018, e Lisbela e o Prisioneiro em 2019, ambas adaptações de Leonardo Cortez. Em 2020 e 2021, as aulas foram adaptadas para o formato remoto, onde foram desenvolvidos os projetos Musicais O Mambembe, de Arthur de Azevedo, e os musicais A Bela e a Fera e Um Violinista no Telhado. Além do Festival de Cinema Mudo, baseado no estudo do trabalho de Charles Chaplin. Atualmente, dirigido por Nina Ramos e Diego Dac em teatro, Guilherme Rienzo em dança e Higor Cataneo em música.


É um aprofundamento na linguagem da dança como comunicação não verbal através da expressividade, contribuindo na formação cultural da sociedade. Propomos uma pesquisa de movimentos dirigida possibilitando para o corpo dançante não só a expressão, mas a criação de uma movimentação própria, preparando um caminho para a integração em grupos de dança a partir da profissionalização (DRT).


Em 2018, para fortalecer ainda mais nossa grade curricular iniciamos as aulas de música com foco em canto, modalidade que entrrou para complementar a produção do Musical da Movimentarte.

Dos nossos grupos saem alunos que seguem carreira profissional na dança. Alguns deles já atuam como profissionais da Movimentarte. Tirar o DRT de bailarinos é um passo muito importante pois podem atuar no mercado  com  reconhecimento profissional.

Além disso, as habilidades desenvolvidas ao experimentar a Metodologia Movimentarte acelera a empregabildiade de pessoas com deficiência. 

Realizamos mobilizações sociais e sempre buscamos participar e organizar eventos, promover encontros e ações que tenham como foco o protagonismo da pessoa com deficiência e a transformação do olhar, causando reflexão sobre temas como respeito, amor, diversidade, igualdade, empatia e inclusão. Nosso objetivo é reduzir as diferenças e preconceitos.

Share by: